Notícias, artigos e novidades para você


Como lidar com o Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA)?


A compulsão alimentar é caracterizada quando o indivíduo consome uma quantidade excessiva de alimentos em um curto período de tempo, acompanhada de uma sensação de perda de controle sobre o seu comportamento alimentar.


Já o Transtorno do Comer Compulsivo (TCC) ou Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA) é considerado uma doença psiquiátrica. Caracteriza-se quando os episódios de compulsão alimentar ocorrem pelo menos um dia por semana, em um período de seis meses, associados à perda de controle e não são acompanhados de comportamentos compensatórios dirigidos para a perda de peso, como por exemplo vômitos provocados, exercícios intensos para “compensar” o excesso de comida, jejum, ou uso de laxantes e diuréticos, como é o caso do Transtorno da Bulimia.


Como você pode perceber, o Transtorno do Comer Compulsivo não é apenas um exagero alimentar cometido algumas vezes de vez em quando; trata-se de um transtorno alimentar sério, que deve ser tratado de forma multidisciplinar, por profissionais competentes e especializados.


A pessoa que sofre de TCC normalmente relata um sofrimento muito grande, envolvendo vergonha, culpa, baixa autoestima e uma crença infundada de falta de determinação e de força de vontade.


Entretanto, o TCC não se trata de fraqueza ou falta de vontade, mas sim de uma condição que precisa de atenção e cuidado, e tão logo o problema seja resolvido, as compulsões desaparecerão gradualmente.


Portanto, se você desconfia que é portador do Transtorno do Comer Compulsivo, o primeiro passo a dar é buscar ajuda especializada para que você possa fazer as pazes com a comida e com você. Cuide-se! Há tratamento e técnicas para sair desse ciclo vicioso.


Fonte: www.sophiemderam.com.br